segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Meus passos pela dança

Fiz Ballet Clássico dos 5 aos 17 anos. Por quê? Não sei. Minha mãe queria! Minha mãe era bailarina do municipal. Sei lá... acho que era um sonho dela que eu fosse também. Coitada!
Nada contra o Ballet Clássico, até mesmo porque ele foi muito mais presente na minha vida do que muita coisa que eu realmente queria, mas tenho que dizer: ele é preso. É leve, delicado. Mas é preso. A música é linda, a música flui. Mas ele é preso.
Todo final de ano, uma apresentação. Eu amava o palco. Mas o clássico... o clássico...
Defensores do clássico: não me critiquem! Tentem me entender. Talvez o vejo tão preso por ter ficado tanto tempo presa a ele.
Mas também foi ele, o Clássico, que me deu a base necessária, que é fundamental pras danças que eu amo...

Jazz. Agora sim! Agora me deixa fluir... agora vem dançar, que o Jazz é simplesmente envolvente, leve, contagiante e perfeito. Ele me leva. Não preciso pensar, não preciso querer... ele quer por mim, ele manda em mim e eu me atiro a ele.
Minha adolescência teve o brilho necessário devido às minhas aulas de Jazz!
Bom, não preciso falar muito dele. O que sinto já é gigante o suficiente para não caber aqui...

Contemporâneo? É um feitiço que se desenrola no corpo, que desembaraça a alma... que transcende à flor da pele. Também me fez bem. Na verdade, fez mais! A Dança Contemporânea que me ensinou a me desapegar, a deixar meu sentimento comandar... a sentir a magia do ritmo da vida e arriscar, sem ensaio, o passo seguinte.

Samba... Rosas de Ouro me deixou resquícios de um delirante passado na avenida. Me deu a alegria sem tamanho que não se contém nas rápidas e saltitantes trocadas de pernas.

Street e Hip Hop... minhas novas taras. Batidas marcadas. Passos aceleradamente ágeis. Estou cada vez mais envolvida nesse ritmo comercial até o cu... mas eu gosto, eu amo! Fazer o quê?

Fiz aula de Ballet Clássico, de Sapateado, de Jazz, de Dança Comtemporânea (Ah... o Jazz e o Comtemporâneo! Quem dança, por favor: dance esses dois! Mais delicioso impossível!), de Salsa, de Gafieira, de Street, de Hip Hop... Mas...

Mas se as minhas amigas do Liceu Pasteur ousarem passar por aqui e não verem escrito sobre Axé... Ai, ai... estarei morta!
Pois é! Como nem tudo são flores, passei minha adolescência inteira levando músicas de axé para dançar na aula de educação física do colégio. Convencer os professores a me deixar sair do Hand ou do Vôlei pra dançar era uma tarefa um tanto quanto difícil... um esforço que me tomava sempre os primeiros minutos das aulas e isso me emputecia! Afinal, eu podia estar dançando em vez de ficar gralhando e ouvir o gralhar dos professores. Mas no final das contas, eles viam... num tinha jeito... Eles tinham que me deixar dançar!
E lá ia eu pro pátio... colocar o axé no último volume e inventar coreografias pra sair ensinando por aí depois...

Sempre amei dançar. Sempre amei criar dança. Quem me conhece sabe muito bem.
É só eu sentir, mesmo que de longe, que há alguma batida, alguma música tocando... Sai da frente que eu vou dançar!
Seja na balada, seja aqui no meu quarto (todo dia, aliás), seja de um carro passando na rua, seja de elevador, de shopping, de sala de espera de dentista... eu danço. Na hora. Não hesito em nenhum instante. Aliás, é messe momento, nesse momento em que a música toca, que eu não me toco, que eu não me importo, que há ZERO de vergonha aqui.
E acho que é por isso que gosto tanto, que amo tanto dançar. Porque durante a minha dança é que eu me sinto completamente livre. É quando eu não me importo com absolutamente nada que os outros estão pensando ou deixando de pensar sobre mim. É quando eu sou mais eu e o resto de nada me importa, de nada me incomoda, de nada me preocupa porque eu estou feliz ali, daquele jeito, me curtindo e me sentindo, sentindo a música liberar em mim...

Bom, vamos finalizar isso aqui, né cambada?
E vamos finalizar, então, com a coreografia que é a minha atual paixão (e ta quase toda decorada! Eeeeee!!! Agora falta um parceiro igual a esse - sou boba nem nada, fia! hahaha):



Let's dance!!!

9 comentários:

Aline Ahmad disse...

Puxa, também não sei colocar o vídeo, mas posso te dizer que também adoro dançar. Ainda não fiz nenhum curso específico e talvez nem venha a fazer, mas qualquer música me dá ritmo para sair dançando, assim como você, sem me preocupar com o que vão pensar.

Beijos de luz,

Aline***

Anônimo disse...

É, Fe!!
Vc lembrou do axé... mas esqueceu de outra coisa que foi muito presente na nossa adolescência....

Porque não lembrar de KELLY KEY???????

hahaha
bjos, minha linda

Anônimo disse...

Dança dança dança dona pilhinha!!!!!!

Amei este post... Chorei com o anterior.

Vc escreve mt bem.

Beijosssssssssssssssssssssssss Sarinha

Emerson disse...

que bacana que você gosta de dança ! Ah,e se um dia puder colocar algo no YouTube,com relação à sua dança e estilo,gostaria muito ! :)

beijos e um bom domingo para você !

Jana.Giroldo disse...

Escrevendo mtoooo bem heim nanda? está sendo uma delicia ler os textos aki!!!!!
continue postando viu?
e eu tbm sou apaixonada por jazz..só naum sei dançar uahauahauahauaa
bjap

ETERNA APAIXONADA disse...

Navegando por mares desconhecidos, aportei-me aqui.
Gostei do que encontrei!
Transpira emotividade pelos cantos, com comunicação pertinente a uma geminiana.
Avante! Sucesso!

Quanto a colocar o vídeo no post, basta copiar o código completo que está no YouTube, abrir o post em Html, colar, pronto, já aparece na página.


Um abraço e voltarei para ler mais!
Bom fim de semana,
Helô

ETERNA APAIXONADA disse...

Que bom te ler no meu blog!
E ver que já colocou o vídeo no post!
Se precisar de mais dicas, estou aqui, no que souber, ok?
Sou sagitariana, com ascendente em gêmeos... Tipo 4x1... risos
Sempre transitando onde a criatividade me desafia, apenas com intuição e muita vontade...
Minha filha é um ano mais nova que vc, também geminiana, de 04 de junho. Está a concluir o curso de Direito em 2009. Mas o ballet ... Ah! Quanto coincidência... risos
Me fez recuar no tempo, Nanda e "ver" a Gi (Giovana) em vários momentos, lindinha em suas aulas, apresentações... Saudades...
Adoro essas sintonias!

Beijos e irei linkar teu blog, para retornar sempre!

escrevendo com os pés disse...

Comecei o contrario de vcoê. E sofri.

Formada em jazz, me cobraram o classico. Que merda!! Pensei. Tentei desisti. Depois de 20 anos comecei.

Hj aos 44 anos estopu a 4 no clçasscio. Amando, ensinando.

Entendi seu dilema. Tive um, ao contrario.

Mas você sabe,eu sei. Sem classico nada feito.

Adorei seu post.

Talita Gouveia disse...

Olha ...eu estava apenas procurando fotos de saltos no ballet e me deparei com seu blog e essa descrição perfeita q vc fez sobre cada gênero...Vc consegui por em palavras oq sinto quando danço!!Faço aula de jazz há apenas 3 anos (fui drásticamente obrigda a parar por um ano machuquei meu joelho fiz uma cirugia ..e medo de não voltar a dançar?? foram superados !!)Vou começar ballet semna q vem...adoro comtemporâneo ....e sou apixonada por Hip-Hop ainda farei aula..mas enfim ....

Parabéns pela fantástica descrição...sinto e penso igual a vc !!Obrigada pelas palavras!!